AULAS NA ESCOLA DE VELA CONTINUAM NO INVERNO

Publicado por Mirela Pinho
Em:

As aulas na Escola de Vela João Hugo Altmayer, do Rio Grande Yacht Club (RGYC), continuam neste inverno, durante todos os sábados, pela manhã às 9h 30min e a tarde às 14h 30min.

O instrutor Ari Soares Lima, que está ministrando as aulas desde novembro, explica que os encontros são divididos em módulos. “Cada módulo possui quatro aulas. Assim, o futuro velejador aprende as noções básicas como a direção do vento, da maré além de entender como se comportar no veleiro, dependendo do clima. ” explica Lima. O instrutor ainda comenta que a montagem e a desmontagem do barco é realizada em todas as aulas e somente quando o aluno sente-se seguro para velejar, começa a praticar.

 

Mais de trinta alunos, das diferentes faixas etárias, já passaram pela Escola de Vela do RGYC, nesses cinco meses. Veja em qual classe você pode iniciar e aprender a velejar:

 

CLASSE OPTIMIST

A Classe Optimist é destinada a crianças e jovens, dos 7 aos 15 anos, com peso máximo de 60 kg. É a classe internacional de entrada para o mundo da vela.O Optimist foi desenhado por Clark Mills, em 1947. Nos anos 70, o Optimist chegou à Ásia, África e América Latina. Por ser seguro, bastante estável e barato. A classe Optimist é uma das classes mais difundidas do planeta.Um barco simples, leve e fácil de velejar.

 

SOBRE A CLASSE LASER

 

O Laser é uma classe olímpica, a mais popular do mundo, com mais de 200.000 barcos produzidos, cuja principal característica é a simplicidade e o baixo preço. Os barcos da classe Laser são tripulados por um velejador. É um barco veloz e pode planar em dias de vento forte. O laser tem um casco com 4.23 metros de comprimento e pesa 56.7 kg. De acordo com a área de vela, o Laser é subdividido em três classes distintas:
• Laser Standard (olímpica masculina) – 7.06 m2 de área de vela e é desenhado para ser velejado por um iatista forte com mais de 80 kg
• Laser Radial (olímpica feminina) – área de vela menor com 5.76 m2; suplantou as embarcações tipo Europa para o evento feminino de vela nos Jogos Olímpicos.
• Laser 4.7 (transitória do Optimist para a Radial ou Standard).

 

VELA DE OCEANO

 

As aulas no veleiro Pirajá, um Velamar 18’,são destinadas ao público com mais de 15 anos.Nessa modalidade, como o barco é maior, possui mais velas e cabos, exige-se uma tripulação de no mínimo duas pessoas e no máximo quatro para se navegar de forma segura e confortável. O barco tem um ótimo desempenho e certamente fará com que os alunos iniciem sua experiência na vela de oceano de forma bastante prazerosa.

 

SOBRE PROFESSOR

Ari Soares Lima, 37 anos, é velejador e instrutor. A sua familiarização com a vela começou quando ainda tinha seis anos. Participa de regatas e campeonatos ligados a vela, nacionais e internacionais. Tem experiência como professor universitário, com educação de crianças, jovens e adultos além de possuir curso de Moço de Convés pela Marinha do Brasil.

 

 

Comentários

comentários