CAMPEONATO SUL AMERICANO DE WINDSURF CONTOU COM A PRESENÇA DE TRÊS RIO-GRANDINOS

Publicado por Mirela Pinho
Em:

O Campeonato Sul Americano de Windsurf Slalom realizado de 2 a 5 de dezembro contou com a presença de velejadores internacionais e também com a presença dos  rio-grandinos  Fabian Saavedra, Gabriel Cajaty ,Newton Lavoura e  do pelotense, Décio Renck .  O evento marcado pela variação dos ventos foi realizado na Raia 1, em Porto Alegre.

SOBRE O CAMPEONATO

O primeiro dia de competição foi marcado por ventos fracos para médios que oscilaram de intensidade e direção dificultando o trabalho da comissão de regatas que teve que alterar a raia várias vezes forçando os velejadores a uma cansativa jornada de cerca de seis horas na água.  A primeira regata o velejador, Mateus Isaac, dominou todos os heats vencendo fácil o round realizado seguido pelo Dinamarques Kiani Kurosh que participou como velejador convidado e pelo jovem arubenho, Nathan Westera.

Já no terceiro dia foram realizadas duas séries de baterias que foram completadas com ventos de bastante variação. Isso fez com que os resultados se alterassem e com um erro de Kurosh, que errou uma boia, ficando de fora da winners.O mesmo aconteceu  após uma largada escapada do velejador  brasileiro Mathias Pinheiro e o Peruano Alessio Botteri, campeão do evento no ano passado. Com esse imprevisto o paulista, Lucas Trindade, saiu como vencedor e marcou dois segundo lugares, reservando um lugar no pódio. *O segundo dia de Competição devido ao vento que ficou abaixo do limite mínimo não aconteceram regatas.

A última regada do Campeonato, realizada na última terça-feira (5), foi marcada pelo vento que variou muito e aumentou a intensidade junto com as nuvens de chuva que cortavam a raia. A CR foi para água iniciando o round que prosseguiu com o vento variando durante os heats de 13 a 17 nós.

Segundo o velejador Fabian Saavedra,  para felicidade de uns e infelicidade de outros quando faltava ainda a realização das baterias finais winners e losers, o round foi suspenso por determinação do delegado da IFCA já que a previsão para a última largada era as 15h00. ” Para alguns ficou a dúvida se a determinação valia para os heats ou para o início da série mas o representante da instituição internacional determinou o fim da competição computando os três rounds disputados já com um descarte”.explicou Saavedra.

CAMPEÕES

Mathias Pinheiro foi o campeão Master. Carlos Alberto Isaac foi o campeão Grandmaster e Monica Veras campeã feminino. Alessio Botteri campeão youth e Nathan Westera campeão junior.

VELEJADOR FABIAN SAAVEDRA

Para o velejador Fabian Saavedra, esse Campeonato marcou o seu retorno as competições depois de alguns anos afastado. ” Mesmo com a minha posição sendo 23º fiquei satisfeito com meu desempenho já que se trata de uma competição de nível alto” explica. Saavedra ainda completou dizendo que foi o terceiro gaúcho e o primeiro rio-grandino mais bem colocado.

Comentários

comentários