Cerimônia de Premiação da Regata Marinha do Brasil 2018

Publicado por Mirela Pinho
Em:

A Regata Marinha do Brasil 2018, em comemoração ao Dia do Marinheiro celebrado no dia 13 de dezembro, foi realizada neste sábado, 8, no Rio Grande Yacht Club (RGYC). O evento abrangeu às classes de monotipos – Laser, Laser Radial, Optimist, RGS e Cruzeiro e foi conduzida pelas regras da Federação Internacional de Vela (ISAF).

A Regata e Gincana de Monotipos foi realizada pela manhã à partir das 10h, disputada pelos alunos da alunos da Escola de Vela João Hugo Altmayer.

Classe Oceano

A Regata de encerramento da temporada 2018 de Vela do RGYC trouxe para a raia 22 veleiros e contou com expressiva participação de velejadores e barcos do Veleiros Saldanha da Gama e Iate Clube Pelotas e Iate Clube de São Lourenço do Sul.

Numa linda tarde de sol e vento ameno, com a presença do Capitão dos Portos do RS, os velejadores largaram as 14.00 horas, com Ventos de Nordeste leve, em torno de 10 nós, em frente do RGYC, percorreram em contra-vento o Canal do Porto Velho em direção ao Clube Regatas, seguiram pelo Porto Novo a BE, com vento folgado até a boia 17 no início do Superporto onde contornaram a boia iniciando o retorno para a chegada ao RGYC. com suas belas e coloridas velas balão (usadas quando à favor do vento).

Premiação:

A Cerimônia de Premiação foi realizada num entardecer maravilhoso, no gramado ao lado das piscinas do RGYC junto ao mastro das Bandeiras.
Na classe RGS A, o barco EASY RIDER(Aruba 29/RGYC) do comandante Matheus Resmini classificou-se em 1º lugar, seguido pelo “Pelayo” (Skipper30/ICP) do Cmte Joaquim Fonseca em 2º lugar e pelo veleiro XILIKI (Atitude 28/ICP) do Cmte Ricardo Ramos.Na classe RGS B, o 1º colocado foi o barco “NAVILEGA”(Delta32/RGYC ) do comandante Gustavo Fernandes.
Já na classe Cruzeiro, o veleiro Betinho(Aruba28) Comandante Guilherme Camacho do Iate Clube Pelotas conquistou o primeiro lugar, seguido pelo HMS PELIKAN (Delta32/RGYC) do Cmte Richard Grantham e pelo “BRUTUS”(Delta36/RGYC) do Comandante Ricardo Loureiro.

Na classe Soling, o veleiro Ideia Fixa, do comandante Fabian Saavedra (Castilha), destacou-se conquistando o primeiro lugar, seguido do Farrapo/Escoa de Vela com o Cmte Ari Lima e em 3º o Calidris, do Cmte Henrique Ilha.
A premiação do FITA AZUl, destaque concedido ao veleiro mais rápido, aquele que primeiro cruza a linha de chegada, foi para o veleiro Pelayo do Cmte. Joaquim Fonseca, veterano velejador e entusiasta da vela de competição.

Durante a premiação, o Vice-Almirante, José Renato de Oliveira, Comandante do 5º Distrito Naval / região Sul, agradeceu o apoio do RGYC e comentou a importância da Regata Marinha do Brasil para a disseminação da mentalidade marítima. “Difundir esse amor ao mar, que vem desde Tamandaré tão bem sintetizado nessa cidade, onde nasceu o patrono da Marinha, o maior marinheiro que nós tivemos.
O comodoro do RGYC, Paulo C. Gonçalves, comentou a satisfação do clube em receber as tripulações representando os Clubes da região Sul e realizar a tradicional Regata Marinha do Brasil.

Destaque Especial:

Especial destaque durante a Cerimônia de Premiação da Regata Marinha do Brasil, foi dado à Escola de Vela João Hugo Altmayer na ocasião em que os novos velejadores receberam suas medalhas e camisas da Escola de Vela.
O Almirante José Renato e o Capitão dos Portos Bulsing condecoraram os novos velejadores do RGYC, João Pedro, Antônio Loureiro, Daniela Trevisol, Athayde Silva Luz, Jeber Silva, Samer Albernaz e Fabrício Strzoda.

 

Comentários

comentários