Passeio ao Porto do Rei

Publicado por MOBI - Agência Digital
Sábado, dia 24 de setembro recebemos o convite do amigo Octaviano, para a primeira velejada no Allegro antigo Katmar .
Ele nos convidou, para irmos  a Ilha dos Marinheiros, precisamente no local chamado Porto do Rei…fica
bem perto do Rio Grande Yacht Club, um canalete com pouca profundidade, passeio ideal para pouco calado .
Saímos, depois da 13.30 horas, pois leva-se no máximo uns vinte minutos …  é um belo passeio para ventos de leste oeste e nordeste .
Com vento sul forte já fica mais difícil,  por que  não dá abrigo, e pode ficar apertado de contra o cais.
Ali tem vários cais, cada um tem seu dono, para embarque e desembarque dos hortifrutigranjeiros, que  são  trazidos para Rio Grande. Esses ilhéus, trabalhadores incansáveis com descendência portuguesa, abastecem toda a nossa cidade, é  de geração em geração há muitos anos, que  a arte laboriosa da terra é passada  de pai para  os filhos.
Além desse cultivo de hortaliças, também pescam para complementar sua renda. Neste pitoresco lugar, não falta hospitalidade, é um povo “dado” e amigo. Já fazia muitos anos que eu não ia a Ilha,  estava com saudades,  pois na minha  infância era uma das navegadas preferidas da gurizada. Depois de uma “encalhadinha”  básica, pois fazia anos que eu não ia lá,  chegamos até o cais que eu costumava atracar.
Saímos passeando,  tirando fotos. A entrada da primavera brindava  os moradores e visitantes,  com suas rosas perfumadas  e azaléias coloridas. A Igreja construída em 1858 é uma memória viva da nossa história.  Fomos conhecer a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que eu nem sabia que tinha naquele local. Para minha surpresa!…  um recanto muito bonito,  bem cuidado, um lugar com muita paz e tranquilidade, digno de uma visita por mar ou por terra, já que tem acesso por uma ponte, com lugares para um bom café colonial e tudo mais… a tripulação do Allegro se surpreendeu, “allegrou-se” muito com o passeio.
 Estava a bordo o comandante Octaviano, sua esposa  Zélia, o Velhaco aqui com a Tete, mais a Graciela proeira para qualquer barco ehehehe. Passamos uma tarde divina, depois da visita ao recanto  de Nossa Senhora de  Lourdes, fomos a lagoa das Noivas;  ao lado do recanto tem uma passagem, para a lagoa, cercada por um taquaral verdinho, um local muito lindo, com uma  paisagem característica daquela Ilha… as dunas com suas areias brancas,  o verde da vegetação servem de  moldura para  lagoa das Noivas, que naquela hora  banhada pelos raios de sol, fazia jus ao seu nome.
Ao final da tarde retornamos ao Rio Grande Yacht Club.  Como  estava feliz o comandante Octaviano, ao brindar A primeira Velejada do Allegro e  por nos proporcionar um belo passeio no seu barco marinheiro. Vamos esperar o próximo convite… para navegar por lugares com pouca água e  assim visito lugares, que há muito não vejo .Boas navegadas comandante, que desfrutes muito do pequeno Allegro, é o que deseja a tripulação do Colibri,  até a próxima  e Bons Ventos!
  • Comandante  Newton

Comentários

comentários