REGATA CHICO CARÚCCIO KANGOROO / RGYC em 4º lugar

Publicado por Mirela Pinho
Em:

A Regata Francisco Carúccio promovida pelo Veleiros Saldanha da Gama (VSG) , com a participação do Iate Clube Pelotas(ICP) e Rio Grande Yacht Club (RGYC), ocorreu neste sábado 24 e domingo, 25.

O veleiro Kangoroo um Microtonner 19’, do RGYC, classificou-se em 4º lugar.
De acordo com o comandante Rodrigo Almeida, comandante do veleiro Kangoroo , a regata no primeiro dia foi extremamente difícil devido às condições do tempo, com ventos contrários acima de 30 nós, e também pelos obstáculos do percurso (redes). “Tivemos que mudar a vela mestra porque rasgou na valuma e a genoa grande que também começou a romper. Colocamos uma genoa menor que começou a ceder algumas costuras e precisamos trocar também”explica. Ainda de acordo com Rodrigo, não tinha como desistir. “ Alguns velejadores desistiram e retornaram ao VSG” comenta.
Já no segundo dia, a regata foi mais tranqüila. “Com o vento folgado (favorável) embora um pouco forte no início, conseguimos largar bem e fazer a regata dentro de condições mais favoráveis para o barco” comenta. Rodrigo ainda fala que o melhor momento da volta foi usar o balão assimétrico, conseguindo andar a quase 9 nós de velocidade, o que é muito para o tamanho do barco.

Para o comandante do Kangoroo e sua tripulação composta pelos velejadores Rodrigo Rodrigues e Rogério Silveira, foi uma regata bastante difícil que exigiu muito de todos os velejadores e das embarcações. “Havia muito risco de quebrar , o que infelizmente ocorreu mas apenas com prejuízos materiais de pequena monta.

O veleiro Criollo (Multimar 32) do Cmte Fernando Soares, um dos líderes da prova, teve o leme quebrado abandonando a Regata na 2ª perna. Ficamos muito contentes de conseguir terminar o primeiro dia que foi o mais difícil e que nos manteve vivos para o segundo dia”.

O RGYC ainda teve a participação do “Pirajá” (Velamar 18) da Escola de Vela com o Prof Ari Lima e seu alunos e o “Levado” (Bahamas 40) do Cmte João Sokolnik (Queijo) ambos abandonaram a Regata para preservar os equipamentos.

 

Sobre a Regata
A Regata do VSG encerrou o Campeonato Pelotense de Vela de 2018. Teve largada no sábado, 24/11 às 13h, em frente ao VSG, no Canal São Gonçalo em Pelotas, rumo a Rio Grande, com ventos do quadrante Sul que variavam de 25 à 30 nós. No domingo,25 a 2ª etapa rumo à Pelotas teve largada as 11.00h em frente ao RGYC com ventos mais amenos e favoráveis.

 

Sobre Chico Carúccio
Chico Carúccio, expoente da velha guarda da vela pelotense, ex-Comodoro do VSG, irreverente e imprevisível, foi protagonista de histórias inesquecíveis que sempre serão lembradas nas varandas dos nossos Clubes.
O Cmte Chico durante várias décadas foi presença assídua nas águas da Lagoa Mirim, Lagoa dos Patos e nos trapiches do RGYC com seu “Caprice”.
O RGYC cumprimenta a todos os participantes e saúda a estréia auspiciosa do Kangoroo.

Comentários

comentários