Regata de Laser Radial

Publicado por Rio Grande Yacht Club

Após uma semana em que o mau tempo castigou o RS e a Zona Sul a tarde de sábado 29.10.pp apresentou as condições ideais para a pratica de esportes náuticos privilegiando os velejadores do RGYC.

Sob um sol radiante, temperatura amena e ventos que rondavam os 15 nós tivemos a retomada das competições de monotipo (todos os barcos são exatamente iguais) com realização de três (03) regatas Barla-Sota na Raia da Marambaia (junto ao canalete de acesso à Ilha da Marambaia).

Nessas regatas, uma bóia é colocada num determinado ponto de onde o vento está soprando (Barlavento), exatamente alinhada com a direção do mesmo, obrigando os velejadores a deslocarem-se em zig-zag até atingi-la e de lá, após contorná-la, retornando ao ponto de partida, à favor do vento (Sotavento) tantas vezes quantas determinadas pela Comissão de Regatas. São provas extremamente técnicas que desafiam a habilidade e a tática adotada por cada competidor. As condições de vento, mar e correnteza vão se alterando ao longo da prova exigindo a máxima atenção e sensibilidade do velejador.

Momentos de intensa disputa e tensão levada ao limite em manobras arrojadas e até mesmo arriscadas foram a tônica das provas.

“Sem moleza pros Guris… nem pros Coroas”!

A flotilha composta por velejadores acima de 40 anos na categoria Master também marcou a participação de duas gerações das famílias Sokolnik e Fernandes na competição, com pais e filhos disputando as melhores colocações na raia.

A presença de velejadores de nível internacional como Henrique Ilha que recentemente disputou o Campeonato Mundial da classe Soling no Canadá com as cores do RGYC. além da participação de Eduardo Sokolnik nosso representante da classe Laser em competições Nacionais e Internacionais contribuíram ainda mais para o elevado padrão da série.

A recepção aos competidores e entrega de prêmios ocorreram logo  após as regatas e o resultado final apresentou a seguinte classificação:

Geral

1)      Luiz Eduardo Sokolnik  (Polengo)
2)      Leonardo Fernades (Mano Leo)
3)      Henrique Ilha

 

Master

1) Henrique Ilha
2)Gustavo Fernandes
3)João Luiz Sokolnik (Queijo)

Comentários

comentários