SKIPPER DO RGYC

Publicado por Mirela Pinho
Em:

Desempenhando a profissão de *Skipper há 30 anos, João Alfredo Assunção Pereira, tem contato com o mundo da Vela desde os 4 anos quando o seu pai Pantaleão, velejador histórico  do Rio Grande Yacht Club (RGYC), começou a levá-lo para passeios de barco junto com o seu irmão. Na época visitavam pontos próximos como a lagoa Mirim e o São Gonçalo. João começou a pegar o gosto pelos passeios e com o passar do tempo foi aprendendo a velejar com os amigos e logo após ingressou na escola de vela do RGYC.

 

O rio-grandino também conta que a paixão pelo esporte foi aumentando quando começou a participar de regatas como a Refeno, a qual esteve em pelo menos sete vezes. Uma das regatas marcantes foi a de Florianópolis, quando ficou conhecido por João Big River, já que os organizadores da competição não tinham o seu sobrenome e seus companheiros de regata resolveram homenageá-lo usando o nome da sua cidade natal.

 

O velejador, que não se imagina em outra profissão,  realizou o curso de Mestre Amador,em Florianópolis, e também em Rio Grande, na Capitania dos Portos. Em seu currículo, que iniciou aos 28 anos como Skipper, já teve experiências com mais de cem barcos, entre eles um Trawler 75 pés. A experiência com o Trawler  foi no ano de 2010 quando atravessou o Atlântico para levar a embarcação a Barcelona (Espanha). Em outras oportunidades,João já velejou em veleiros de 60 pés.

 

O skipper viaja por toda a costa brasileira levando e trazendo barcos. Também atende a velejadores uruguaios e argentinos, quando esses desejam sair de seus países e visitar o Brasil. O experiente velejador também já navegou até o Caribe (Venezuela).

 

Além de toda a vivência como skipper, João também tem experiências com atracação e desatracação de plataformas, além do conhecimento na parte de marinharia dessas.

 

Trabalha há doze anos para o estaleiro da Delta, localizado em Porto Alegre, e adora conduzir barcos como os Delta 36 e 41, por serem ágeis e leves. Também cita os barcos da Beneteau.

 

*A profissão de Skipper, ainda pouco conhecida, é desempenhada por um profissional autônomo contratado para conduzir o veleiro. O Skipper é responsável pelas manobras do barco além de tomar decisões para garantir a segurança dos passageiros e do veleiro.

 

O RGYC DESEJA SEMPRE BONS VENTOS A ESSE AMANTE DO MAR E CRIADO EM SUAS ÁGUAS.

 

Comentários

comentários