TEMPORADA 2019: APRENDA A VELEJAR: 02

Publicado por Mirela Pinho
Em:

A segunda aula da Escola de Vela João Hugo Altmayer, do Rio Grande Yacht Club (RGYC), ocorreu no final de semana 27 e 28 de maio e foi marcada por muita interação entre os alunos na água. Os praticantes das classes Optimist e Laser velejaram juntos na doca e na frente do Clube, mostrando habilidade em seus barcos e aproveitando o vento de 6 a 10 nos, no sábado, e de 8 e 12 nos, no domingo, para treinar o velejar de través mais caçado e orçado.

As atividades estão sendo ministradas aos sábados a tarde, das 14h 30min às 17h, e aos domingos das 9h 30min às 12h, pelo gestor da área Náutica do RGYC, Ari Soares Lima, e pelo instrutor Rodrigo Rodrigues.

  • O que aconteceu na Aula de Laser:

É o segundo final de semana que os velejadores da classe Laser – Alexandre, Rafael, Fabrício e Adriana velejaram junto aos seus filhos, os pais nos veleiros da classe Laser e os pequenos nos da classe Optimist. A aptidão e a amizade entre todos na água é contagiante.

Os praticantes do Laser, antes de encontrarem seus filhos na doca do Clube, treinaram alguns nós para montagem do barco além de serem instruídos pelo orientador Rodrigo sobre a direção do vento. ” O vento forte fez com que os alunos virassem com o veleiro e isso é uma ótima oportunidade para treinar o modo de virar e desvirar o barco, já que o Laser proporciona esse tipo de velejada” comenta Rodrigo afirmando que a turma vem evoluindo muito. “Até agora só tivemos aulas com ventos fortes e isso faz com que o aluno tenha mais atenção e também se esforce mais, já que a dificuldade no início é maior” finaliza.

O Laser é uma classe olímpica, a mais popular do mundo. Os barcos da classe Laser são tripulados por um velejador. É um barco veloz e pode planar em dias de vento forte.

  • O que aconteceu na Aula de Optimist;

Os velejadores da classe Optimist – João Pedro, Antonio e Bruno e os novatos Dani, Davi e Cecília, montaram os seus veleiros com o auxilio do instrutor, Ari Soares Lima, e ficaram atentos as instruções passadas pelo orientador referente ao vento e a forma como deveriam proceder ao velejar na doca do Clube. ” Os alunos utilizaram o anemômetro pra verificar a intensidade dos ventos. Procedimento realizado em todas as aulas” explica Ari.

Além disso, na aula prática, os pequenos velejaram entrando com seus veleiros na doca do Clube e treinando com vento de través mais caçado e orsado. ” Quando saiam da doca eles iam com vento mais folgado mas quando se deparavam com ondas e correntezas sentavam na borda do barco a fim de controlar o veleiro” completa.

Durante o sábado e o domingo os alunos conseguiram dominar o barco, conseguindo assim navegar com segurança, sempre acompanhados de dois botes com os instrutores. ” No domingo, o clima estava mais frio e com isso os velejadores começaram a experimentar as adversidades do nosso clima, que exige do navegador persistência em relação ao tempo” finalizou Ari.

A classe Optimist é destinada a crianças e jovens, dos 7 aos 15 anos, com peso máximo de 60 kg. É a classe internacional de entrada para o mundo da vela.

  • Conheça o curso

As novas modalidades dos cursos de Vela para Crianças, Jovens e Adultos que iniciaram nesta Temporada estão estruturadas em módulos e classificadas por nível de instrução – da vela básica ao nível avançado. O novo modelo possibilita, também, que pais e filhos possam aprender juntos, podendo compartilhar tempo e conhecimento na água.

É interessante ressaltar que as aulas para crianças (classe Optimist) e para jovens e adultos (classe Laser) serão ministradas em módulos com duração de oito finais de semana cada, com atividades aos sábados à tarde (das 14h às 17h) e aos domingos pela manhã (das 09h 30min às 12h 30min), totalizando 48 horas aula. Todos os módulos contarão com instrutor exclusivo, acompanhamento com bote inflável, prova de aptidão e entrega de certificado de conclusão do curso. Já as aulas de Vela Oceânica,para jovens e adultos, são divididas em cursos com 15 horas aula e ocorrem durante os dias de semana. Essas são pré agendadas em turmas de 2 a 3 alunos no máximo.

O RGYC deseja cada vez mais aproximar pessoas e prover uma “consciência náutica” aos seus associados. Venha experimentar, você vai gostar!

IMG_5848

Comentários

comentários